top of page

quarta semana

Esta semana as sessões de trabalho com os grupos tiveram por finalidade encontrar soluções para a resolução de diversos problemas que se colocam à concretização dos projetos.

A data de 21 de Junho é a hipótese provável para a realização da exposição e cerimónia na capela da Sé Catedral.

Estou a proceder a uma recolha de textos, da Encíclica "Laudato Si", do Papa Francisco, sobre o "Cuidado da Casa Comum", que aborda a temática da Ecologia e Sustentabilidade, para propor ao Sr. Cónego Matos (Sé Catedral) como leitura para a cerimónia que irá presidir.

PRÓXIMAS ATIVIDADES

Grupo da ESAM

31.Mai (quarta-15h00)

Grupo da EPMS

8.Jun. (quinta-14h10)

1.  « Laudato si’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor », cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: « Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras ».

(...)

4. DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA HUMANA E DEGRADAÇÃO SOCIAL

 

43. Tendo em conta que o ser humano também é uma criatura deste mundo, que tem direito a viver e ser feliz e, além disso, possui uma dignidade especial, não podemos deixar de considerar os efeitos da degradação ambiental, do modelo actual de desenvolvimento e da cultura do descarte sobre a vida das pessoas.

44. Nota-se hoje, por exemplo, o crescimento desmedido e descontrolado de muitas cidades que se tornaram pouco saudáveis para viver, devido não só à poluição proveniente de emissões tóxicas mas também ao caos urbano, aos problemas de transporte e à poluição visiva e acústica. Muitas cidades são grandes estruturas que não funcionam, gastando energia e água em excesso. Há bairros que, embora construídos recentemente, apresentam-se congestionados e desordenados, sem espaços verdes suficientes. Não é conveniente para os habitantes deste planeta viver cada vez mais submersos de cimento, asfalto, vidro e metais, privados do contacto físico com a natureza.


45. Nalguns lugares, rurais e urbanos, a privatização dos espaços tornou difícil o acesso dos cidadãos a áreas de especial beleza; noutros, criaram-se áreas residenciais « ecológicas » postas à disposição só de poucos, procurando-se evitar que outros entrem a perturbar uma tranquilidade artificial. Muitas vezes encontra-se uma cidade bela e cheia de espaços verdes e bem cuidados nalgumas áreas « seguras », mas não em áreas menos visíveis, onde vivem os descartados da sociedade.

Excerto da Encíclica

"LAUDATO SI"

do Santo Padre Francisco

(2015)

bottom of page