se eu fosse o Grão Vasco
Apresentação do projeto
Este projeto, para o qual pedi a vossa colaboração e que desde já agradeço, consiste num trabalho prático integrado na minha tese de mestrado.
O tema é: “se eu fosse o Grão Vasco”
workshop criativo para o Museu Nacional Grão Vasco.
Pretendo realizar este projeto com jovens pré-universitários, como vocês, de ambos os sexos e com diversos tipos de interesses, que residam em diferentes locais da cidade. Embora seja um workshop criativo, não são necessários quaisquer conhecimentos “artísticos” prévios.
O projeto terá uma componente individual e uma componente de trabalho em equipa.
Vão associar-se dois a dois, à vossa escolha, e cada uma destas equipas irá selecionar uma pintura de Grão Vasco, existente no museu, para proceder à sua recriação livre.
Na primeira sessão será tudo explicado.

Sessões de trabalho
O projeto vai desenvolver-se durante 6 semanas, com uma sessão de trabalho uma vez por semana, de cerca de duas horas, em dia a combinar consoante as possibilidades e preferências de cada Escola.
De umas semanas para as outras, pode adaptar-se o calendário e horários.
O esquema de trabalho e os conteúdos de cada sessão, são os seguintes:

Desenvolvimento criativo
Os processos de criação, quando se trata de expressão artística individual livre, são pessoais e completamente livres.
Mas nos casos em que existe um pedido prévio mais ou menos específico, o processo de criação pode ser mais ou menos controlado. Isto é o que acontece frequentemente em design, onde são pedidas especificações muito rigorosas para cada projeto (tema, materiais, dimensões, público-alvo, custo, etc…).
Por este motivo, ao longo do tempo têm vindo a desenvolver-se diversas metodologias de apoio à criação. Vamos utilizar uma destas metodologias específicas, a que damos o nome de “design thinking” (método para pensar em design).
No nosso projeto vamos utilizar uma metodologia composta pelos seguintes momentos:

Encomenda a que deverão dar resposta
Assim como o Grão Vasco criou as suas obras, em resposta a encomendas de patronos da época, como o bispo D. Miguel da Silva, neste workshop as diversas equipas deverão recriar obras de Grão Vasco de acordo com uma encomenda minha.