se eu fosse o Grão Vasco

Copyright do original: © DGPC
Retirado do site: © 2013 Militia Sanctae Mariae
São Pedro
O antigo retábulo da capela lateral da Catedral de Viseu, (C.1529), é hoje a obra mais representativa do talento de Grão Vasco e uma das pinturas mais notáveis do património pictural português.
Numa escala excepcionalmente grande, comum aos quatro retábulos que fez para o mesmo espaço e para o mesmo encomendante (o bispo D. Miguel da Silva) construiu uma verdadeira imagem de propaganda da supremacia do poder espiritual sobre o temporal.
São Pedro de corpo inteiro, sentado no trono, em atitude de benção, com as respectivas insígnias. Sentado num trono pontificial de arquitectura italianizante, com olhar dirigido a um espaço absoluto e com uma impressionante monumentalidade, São Pedro figura no centro da composição.
Duas aberturas iguais, ladeando o trono, prolongam o espaço da figuração dando a ver duas paisagens onde se representam, respectivamente, duas cenas alusivas à vida do apóstolo: à esquerda “O Chamamento do Pescador”; à direita “Quo Vadis?”.
No rigor da composição, na expressão volumétrica da forma, através de uma sensível e bem calculada distribuição da luza e da projeção da sombra sobre o trono monumental, na extraordinária caracterização do rosto, nas formas do exuberante pluvial, o São Pedro é o resultado de muitas experiências acumuladas e do desempenho individual do seu autor.
Fonte: folha de sala do MNGV